10 Passos para Realizar uma Boa Curta-Metragem

Conheça agora as dicas que reunimos em conjunto com alguns especialistas da área e comece já a pensar na próxima história que vai querer contar.

A Shortie Films , sendo a plataforma de apoio a jovens cineastas que é, reuniu os 10 Passos para Realizar uma Boa Curta-Metragem mais importantes:

1- O Guião

Vocês, aspirantes a cineastas, podem fazer um filme mau com um bom guião, mas o contrário nunca o vão conseguir fazer. Escrevam o vosso Guião. De seguida, reescrevam-no. Depois, reescrevam-no mais três vezes. Se uma das cenas não levarem a história adiante, cortem-na! Sem medos

2- Mostrem! Não o digam

Se vocês podem dizer algo visualmente, façam-no ao invés de usarem o diálogo. O diálogo deve ser a última coisa a ser adicionada a um Guião. Revejam os vossos filmes favoritos e analisem-nos com isto em mente.

3- Curta-metragem não é uma longa-metragem

Não deem a um diretor de um festival ou a qualquer pessoa um motivo para desligarem o vosso filme. Não deem o mesmo ritmo à vossa curta-metragem que os filmes normais têm! Ninguém se vai preocupar mais com isso do que vocês. Têm de fazer todos os possíveis para trazerem os espectadores “para dentro da história” o mais rapidamente possível.

4- Trabalhem nas vossas Storyboards

Mesmo que vocês só consigam desenhar “stickmans”, façam storyboards dos vossos filmes. Façam isso o mais cedo possível. Deixem que toda a gente envolvida os veja e os consulte durante as filmagens. Sejam flexíveis, mas não se esqueçam deles!

5- Façam casting

É tentador usarem os vossos próprios amigos. A menos que sejam atores treinados ou simplesmente bons, vocês vão estar a criar problemas. Existem muitos atores talentosos. Não tenham medo de entrevistá-los.

6- Construam a vossa equipa

Envolvam as pessoas que puderem, mas certifiquem-se de que todas tenham funções bem definidas. Os papéis mais importantes são o do um cinegrafista, de um produtor e finalmente do diretor de som.

7- Deem a vocês tempo para filmar

Quase todos os filmes passam o tempo limite de gravação expectado. A experiência ajuda, mas quanto mais tempo se dedicarem, menos erros vocês vão cometer ao filmar. Isso fará com que economizem algum dinheiro a longo prazo!

8- Os tripés têm utilidade

A menos que haja uma razão estética para o vosso filme ser “portátil”, usem as pernas! Mas se vocês quiserem ter aquela aparência de “camara em mão”, não exagerem. Pode dar mau resultado.

9- O som é importante

Muitos dos sons no cinema são adicionados na pós-produção. Até o diálogo pode ser adicionado. No entanto, certifiquem-se que têm um gravador de som presente em set para obter o melhor som possível. Tragam mais alguém para a equipa que possa realizar mixagem de som por vocês, a menos que vocês o saibam fazer.

10- Corrijam a cor do filme

Juntamente com o som, o indicador mais óbvio que um filme é amador é a correção de cor. Se vocês querem que a vossa curta pareça profissional ou “cinematográfica”, ela deve ser corrigida na sua totalidade a nível de cor. As cenas vão precisar de ser “montadas”, e corrigidas de forma que toda a curta tenha o mesmo “feeling”.

São estes os 10 Passos para Realizar uma Boa Curta-Metragem que a Shortie Films reuniu, se quiserem se inspirar em algumas curtas, aconselhamos que visitem também a lista da Studio Binder de onde podem tirar alguma inspiração.


Visita as nossas redes sociais se quiseres conhecer outras curtas, não nomeadas, mas igualmente merecedoras de atenção.


Junta-te à comunidade Shortie e adere já ao nosso serviço de streaming on-demand. Na Shortie Films poderás encontrar conteúdo curto e indie para encheres as tuas tardes assim como participar em discussões cinematográficas saudáveis com outros membros Shortie.


Stay safe, stay Shortie